De acordo com a comunidade Flipped Learning Network, existem quatro pilares fundamentais da sala de aula invertida, definida por sua sigla FLIP:
Flexible environment (Ambiente flexível): os educadores criam
espaços adaptáveis onde os alunos escolhem quando e onde aprendem,
proporcionando grande adaptabilidade ao processo. Além disso, os
professores são flexíveis em suas expectativas, nos tempos de
aprendizagem e na avaliação dos alunos.
Learning culture (Cultura de aprendizagem): O modelo de
aprendizagem invertida muda deliberadamente a instrução para uma
abordagem centrada no aluno, na qual o tempo de aula é gasto explorando
tópicos com mais profundidade e criando mais oportunidades de
aprendizado. Os alunos participam ativamente na construção do
conhecimento, enquanto avaliam seu aprendizado de uma maneira que pode
ser pessoalmente significativa.
Intentional content (Conteúdo intencional): os educadores
pensam continuamente em como podem usar o modelo FLIP para ajudar os
alunos a desenvolver a compreensão conceitual e a fluência processual.
Os professores usam o conteúdo intencional para maximizar o tempo de
aula, a fim de adotar métodos e estratégias de aprendizagem ativos
centrados no aluno.
Professional educator (Educador profissional): os educadores profissionais observam continuamente os seus alunos, fornecendo-lhes feedback
relevante em todos os momentos, bem como avaliando o seu trabalho. Os
educadores profissionais são reflexivos em sua prática, interagem uns
com os outros para melhorar a qualidade de seus ensinamentos, aceitam
críticas construtivas e toleram "o caos controlado em suas salas de
aula".
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